quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Qualidade Total, aprenda em poucas linhas!

Sabe o que é Qualidade Total? Para que serve? E o benefício de seu emprego?

É uma maneira fácil para realizarmos nossas tarefas de modo a facilitar as atividades de um conjunto de pessoas, de uma casa, de uma empresa, de um time de futebol, enfim, de qualquer atividade que você pense! Eis um modo simplificado e eficaz que aprendi durante minha vida e que gostaria de compartilhar com vocês!
Existem muitos cursos, estágios e treinamentos voltados para a Qualidade Total. São todos longos, pagos e caros, na maioria das vezes. Umas pessoas dizem que a Qualidade Total foi “inventada” por americanos, mas somente os japoneses a usam efetivamente.

Deixando de lado a brincadeira, vamos ver em rápidas palavras como você vai assimilar este conceito que mudará sua vida, de sua empresa ou de qualquer área que você atue.

Um dos conceitos originais de Qualidade Total

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

O Conceito acima é abrangente e complicado demais para meu gosto. Também achou complicado? Então vou definir o conceito de Qualidade Total em apenas uma frase. É impossível? Não! Leia abaixo:

A minha definição: “Qualidade Total é fazer certo da primeira vez”

O que significa isso? Vou explicar utilizando um exemplo banal, mas que pode ser transferido para todas as atividades que você quiser!

Imaginemos que uma pessoa está digitando um documento para sua empresa e na pressa de logo entregar para seu chefe imprime tudo rapidamente e logo apresenta seu trabalho. O chefe, ao ler o documento, encontra um ou mais erros de digitação ou outros erros e devolve o documento para ser refeito, com as devidas correções.

Muito bem. O que houve neste caso? E eu respondo: falta do emprego da Qualidade Total! O servidor que agiu deste modo teria que retornar a seu computador e refazer todo o trabalho. Gastou tempo, papel, tinta e ainda não conseguiu o seu o objetivo! E na melhor das hipóteses ele teria um computador só para ele... Em algumas empresas o micro poderia estar sendo usado por outra pessoa... E das duas, uma: o cara espera o outro terminar o serviço ou o interrompe dizendo que seu trabalho tem prioridade para a chefia...

Imagine esta situação sendo repetida inúmeras vezes! O servidor ficará certamente desacreditado por seu chefe, que pensará: “... puxa, todas as vezes que eu peço um serviço para fulano ele me entrega errado... Nunca acerta...” Qualquer hora ele chamará outro, dará preferência ou fará um teste com outra pessoa, para que seus resultados sejam alcançados sem erros e mais rapidamente. E você “dançou”, como diz a gíria. 

Então, ao executar qualquer tipo de atividade, procure “fazer certo da primeira vez”. E assim terá aprendido esta lição, se promovendo como profissional e valorizando a sua eficiência, para si próprio e para as outras pessoas.

Execute suas tarefas de forma a não ter que repeti-la por motivos de erros banais. Uma letra faltando, um espaço a mais ou a menos, um erro de acentuação... Ao “terminar” o seu trabalho releia tudo e confira detalhadamente. Na realidade você só terminará a tarefa quando o texto solicitado para digitar for lido pelo seu chefe e aprovado! Aí sim, aquela tarefa acabou. Enfim, procure o aprimoramento em tudo o que faz!

Imagine o exemplo acima com qualquer outra tarefa: limpeza de uma casa, conserto de um carro, organização de seus pertences, documentação etc. Até para escovar os dentes é preciso usar o conceito de qualidade total. Pense em outros casos que a frase dará certo.

Se você gostou do tema divulgue este texto para seus amigos ou colegas de empresa.

Procure sempre “fazer certo da primeira vez”.

João Ribeiro da Silva Neto  

(*) Analista de Informações do governo federal, cargo hoje denominado como Oficial de Inteligência, com serviços prestados na Área de Inteligência para o Ministério do Trabalho e para a Presidência da República. Hoje, aposentado da Atividade de Inteligência, é Diretor do Instituto Portal Messejana e mantém o Blog do João Ribeiro, onde escreve suas impressões a respeito de variados temas, inclusive relacionados aos diversos campos de expressão do Poder Nacional.  

Veja também nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário