sábado, 26 de dezembro de 2020

Série: TV Ceará, Canal 2 – Considerações finais


 Série: TV Ceará, Canal 2 – Considerações finais

Por João Ribeiro da Silva Neto

Foi muito gratificante e prazeroso relembrar a época da TV Ceará Canal 2, da rede Tupi de Televisão, que permaneceu no ar de 1960 a 1980, com ênfase para os programas Show do Mercantil e Studio 2, menções aos amigos, artistas (todos que integram o Pessoal do Ceará), técnicos, suítes, câmeras e todos aqueles que estiveram conosco juntos nessa jornada. Tudo isso foi especialmente marcante em minha vida musical, com o nosso saudoso Conjunto Big Brasa. Foi como se vivesse novamente com todos aqueles, os apresentadores, o pessoal das produções dos programas, técnicos, calouros e artistas cearenses e de outros Estados que participaram desta época inesquecível entre os anos 1970 e 1977. Na sequência serão postadas muitas fotografias referentes aos diversos capítulos, que serão agrupados e transformados em mais um livro.

Conjunto Big Brasa na Wikipédia


“O Big Brasa foi um conjunto musical brasileiro ativo nas décadas de 1960 e 1970 durante a fase da Jovem Guarda. Está presente também na Wikipedia. O grupo formou-se no bairro de Messejana, em Fortaleza (Ceará) e seus integrantes na formação que marcou presença na TV Ceará foram: Lucius Maia, Severino Tavares, João Ribeiro, Adalberto Lima e Edson Girão. “O início da banda deu-se em 1967 e esta permaneceu ativa até 1978. O conjunto musical Big Brasa foi muito popular entre os fortalezenses, principalmente através dos programas Show do Mercantil, semanal, e diário Studio 2, que eram exibidos pela extinta TV Ceará, da Rede Tupi de Televisão. Atuou também em diversos estados nordestinos e em todo o interior do Ceará. O Conjunto Musical Big Brasa acompanhou vários artistas do Pessoal do Ceará, tais como Ednardo e Belchior dentre outros.”

 

(*) João Ribeiro da Silva Neto é servidor público federal aposentado, tendo servido na Área de Inteligência do governo federal como Analista de Informações (Oficial de Inteligência). É atualmente diretor do Instituto Portal Messejana, entidade de utilidade pública, analista de fatos e editorialista. Escreve também para o Blog do João Ribeiro e mantém presença nas diversas redes sociais com a página do Conjunto Musical Big Brasa. No início de 2020 gravou o Álbum Momentos, com canções de sua autoria, inéditas, muitas compostas há quarenta anos. Essas músicas foram distribuídas pelo Proaudio Studio nas principais mídias musicais, dentre eles o Spotify, Deezer etc.      

Notaesta série tem os créditos autorais pertencentes a João Ribeiro da Silva Neto, (Beiró) e está disponível para publicações autorizadas pelo autor. As fotografias também pertencem ao acervo do Conjunto Musical Big Brasa, de Fortaleza, Ceará. Abaixo alguns links onde também está publicada.


Conjunto Big Brasa – https://www.facebook.com/conjuntobigbrasa  

Blog do João Ribeiro - http://silvanetojr.blogspot.com/

Instituto Portal Messejana - http://www.portalmessejana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário