segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Série: TV Ceará, Canal 2 - Capítulo V - O início da participação do Conjunto Big Brasa na TV Ceará

  


Série: TV Ceará, Canal 2 - Capítulo V

O início da participação do Conjunto Big Brasa na TV Ceará, Canal 2 

Por João Ribeiro da Silva Neto (Beiró)


O início da participação do Conjunto Big Brasa na TV Ceará, Canal 2

O Conjunto Big Brasa foi fundado em abril de 1967 e iniciou suas atividades tocando em restaurantes na Beira-Mar, para se promover, o que surtiu efeito. O  som das guitarras e as músicas eram novidade e chamavam a atenção. Com algum tempo estreou no Balneário Clube de Messejana e teve rápida ascensão e uma presença marcante e frequente na televisão cearense por quase sete anos, fator que influiu de forma significativa na divulgação do grupo em Fortaleza e de modo especial no interior cearense. As festas, pelos diversos clubes de Fortaleza e do interior do Estado eram constantes. O Big Brasa ainda realizou excursões pelos Estados do Piauí e Maranhão, das quais felizmente ainda temos muito material no acervo do grupo. 

A participação em programas na TV Ceará, Canal 2

A fotografia abaixo, do Conjunto Big Brasa, foi obtida em dependências da televisão no período em que o grupo esteve na TV Ceará. Da esquerda para a direita estão Severino Tavares (baterista), João Ribeiro (guitarrista-solo), Lucius Maia (contrabaixista e vocalista), Adalberto Pereira Lima (tecladista) e Edson Girão (guitarrista-base e vocalista). Desta imagem, naquele período foram feitas mil cópias para serem enviadas juntamente com as respostas às fãs de nosso grupo musical.   




O ingresso do Conjunto Big Brasa na televisão ocorreu em 1970 por ocasião de um Festival Nordestino da Música Popular, quando o Conjunto Big Brasa acompanhava o Ednardo, na música “Beira-Mar”, no Náutico Atlético Cearense, quando ele conseguiu o primeiro lugar! Na oportunidade o Conjunto Big Brasa estava bem estruturado e produzia arranjos musicais belíssimos nas músicas que executava. Na final desse festival a bela música do Ednardo tirou o primeiro lugar, merecidamente, fato amplamente noticiado através da imprensa local. Como sempre, em minha empolgação com a música, procurava escrever os arranjos, anotar as introduções e criar sempre o melhor dentro de nossas possibilidades musicais.

Detalhe: na referida apresentação no Náutico Atlético Cearense o Conjunto Big Brasa foi observado de perto pelo apresentador de TV e radialista Augusto Borges, que comandava naquela época o programa “Show do Mercantil”, levado ao ar aos sábados pela TV Ceará, Canal 2, antiga emissora de Rede Tupi de Televisão (cujo logotipo era um indiozinho). Este programa era patrocinado pelo Mercantil São José. Pois bem, o Augusto Borges ficou bem impressionado com o desempenho do Conjunto e nos convidou para participar de seu programa. Assim foi o início de nosso contato com a televisão, que nos proporcionou uma rápida ascensão, muita propaganda em razão dos programas serem transmitidos para todo o Ceará e chegar ainda a alguns estados do Nordeste, como o Piauí e consequentemente muito contratos.

Como a TV Ceará promoveu o Big Brasa

Em razão de um programa semanal, o Show do Mercantil, levado ao ar aos sábados e de outro programa, o Studio 2, este por sua vez apresentado diariamente, ao meio-dia até às 13 horas, o número de fãs do Conjunto cresceu repentinamente. 

O nosso grupo musical recebia cerca de cinquenta cartas por dia, de Fortaleza e de todo o interior cearense. Tentamos no início manter uma pessoa para responder na medida do possível, mas tudo não passou de uns seis meses. Não tivemos estrutura para isso. Ainda tenho inúmeras cartas de fãs, dirigidas a mim, guardadas no acervo do grupo. Neste período lembro que mandei fazer mil cópias de uma foto minha, junto ao caminhão de reportagens externas da TV Ceará, para atender aos pedidos das fãs do grupo.

Muitos contatos e um trabalho musical interessante

É importante mencionar que depois de iniciarmos no Show do Mercantil, apresentado pelo Augusto Borges, a entrada do Conjunto Big Brasa na TV Ceará nos proporcionou contato com dezenas de cantores da Jovem Guarda e outros gêneros vindos do Sul e Sudeste do País através do programa Show do Mercantil. Muitos foram os shows e ensaios realizados com praticamente todos do chamado Pessoal do Ceará.

A expressão ''Pessoal do Ceará'' batizou toda essa geração de artistas e intelectuais e constituiu um movimento de sucesso na música cearense, com artistas a exemplo de Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Téti, Jorge Mello e Belchior. Foram muitas apresentações na televisão com quase todos eles, valendo destacar os inúmeros shows com o Ednardo pelo Nordeste, a Inauguração do Ginásio Paulo Sarasate, com a presença do saudoso Belchior e muito mais! Nesta série vamos apresentar parte de acervo fotográfico do Conjunto Big Brasa, através de vários álbuns, com imagens do Big Brasa no Show do Mercantil e também no Studio 2.

Esta série continuará no Capítulo VI com mais fatos e memórias interessantes sobre a TV Ceará, contendo o seguinte tópico:

- Os Festivais Nordestinos da Música Popular

(*) Nota: créditos autorais pertencentes a João Ribeiro da Silva Neto (Beiró), músico instrumentista, de formação acadêmica, Sonoplasta e Produtor Musical, dirigente do Conjunto Musical Big Brasa, de Fortaleza, Ceará. O autor, como escritor, produziu também três livros sobre a Música no Ceará no período da Jovem Guarda, nos quais discorre sobre a Música em sua vida e sobre a participação do Conjunto Musical Big Brasa no cenário musical cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário