terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dicas de como escrever melhor

Nos tempos modernos é muito importante escrever bem.
 Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela a capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.

Mas atenção: além de ter redação própria é preciso saber utilizar os processadores de textos, que possuem inúmeros recursos, tendo em vista que a quase totalidade das empresas está plenamente informatizada. Conhecimentos de informática, principalmente sobre gravação de arquivos, organização de pastas de trabalho, cópias de segurança (backup), impressão de documentos, tipos diferentes de formatação, são condições essenciais! 

TENHA EM MENTE QUE O TEMPO DO LEITOR É LIMITADO

·         No trabalho, lembre-se de revisar seus documentos antes de encaminhá-los para os seus chefes imediatos. O mesmo cuidado deve ser observado nas correspondências particulares. Seu trabalho é o espelho de sua capacidade!
·         Observe o princípio da Qualidade Total, que significa “fazer sempre certo da primeira vez”.
·         Lembre-se de que aquilo que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.
·         Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles.

SAIBA AONDE VOCÊ QUER CHEGAR

Antes de redigir, se possível faça um esboço, listando e organizando suas principais idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Lembre-se de ordenar as idéias de forma coerente e lógica.

TORNE A LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL

Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande “e-mails”, ofícios ou cartas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais.

EVITE USAR "CLICHÊS"

·         Use suas próprias palavras.
·         Clichê - O último, mas não menos importante...
·         Direto - Por último...

EVITE O USO DE ADVÉRBIOS VAGOS

·         Evite advérbios não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".
·         Vago - O projeto está um pouco atrasado.
·         Direto - O projeto está uma semana atrasado.

USE UMA LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA

·         Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
·         Jargão - Input, Output.
·         Português comum:  fotos, informações, resultados.

ACHE A PALAVRA CERTA

Use palavras que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões. Palavras mal-empregadas são percebidas facilmente por um bom leitor e depõem contra você.

NÃO COMETA ERROS DE ORTOGRAFIA

Após concluir seu trabalho, sempre utilize o corretor ortográfico de seu processador de textos. Observe que nem sempre ele corrigirá tudo! Uma vez que uma palavra existe no dicionário o computador não a marcará como errada. Por isso mesmo leia o texto antes de imprimi-lo. 

Em caso de dúvida, consulte o dicionário (alguns podem ser até mesmo instalados no computador) ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.

NÃO EXAGERE NA ELABORAÇÃO DA MENSAGEM

Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto, sem excluir nenhum ponto - chave.

ATAQUE O PROBLEMA

Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.

EVITE PALAVRAS DESNECESSÁRIAS

·         Escreva o essencial. Revise e simplifique.
·         Não escreva: plano de ação, fazer um debate, estudar em profundidade no evento de, com o propósito de, a nível de diretoria.
·         Escreva: plano, debater, estudar, se, para, pela diretoria.

EVITE ABREVIAÇÕES, SIGLAS E SÍMBOLOS

Sempre que utilizar uma sigla pela primeira vez, o seu significado deve vir a seguir, entre aspas. Exemplo: “o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)”, ...

NÃO SE CONTENTE COM O PRIMEIRO RASCUNHO

Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.

Ao computador, uma dica que pode e deve ser utilizada é manter os rascunhos em uma pasta criada especificamente para isso. Nomeada, portanto “Rascunho”. Para concluir o trabalho, após todas as correções e eventuais modificações feitas no texto, salvar o mesmo arquivo na pasta adequada. No seu editor procure usar uma fonte legível, se com possível com a seguinte formatação de margens: Margem esquerda: 3 cm (aconselhável).  Margem direita: 2  cm. Margem superior: de 2 cm.  Margem inferior: de 2 cm

Veja também nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário