Um país estagnado
O governo do Brasil praticamente ainda não começou 2015... Está atrapalhado ao tentar desesperadamente corrigir erros enormes do período anterior. E o pior, sem reconhecer seus próprios erros e dialogar de forma constante com os meios políticos. Este diálogo também está difícil porque a classe política possui em seus quadros muitos partidos, com ideologias e interesses diferentes. E boa parte não tem como objetivo as melhoras do Brasil e sim de suas próprias carreiras, o que é vergonhoso.
A corrupção atingiu índices nunca vistos
A corrupção contaminou vários setores e infelizmente a cada dia surgem mais e mais denúncias e sucessivos escândalos são descobertos pelo Ministério Público e Polícia Federal. Assistir aos noticiários pode fazer com que nos sintamos deprimidos ao constatar o grau dos desmandos, desvios, roubos, falcatruas. Uma pessoa comum não sabe nem mais o que está sendo apurado. Além da crise na Petrobrás, com um rombo gigantesco que envolveu funcionários, políticos, doleiros, empreiteiros, houve recentemente a descoberta de um desvio na Receita Federal que poderá ser duas vezes maior. Tanta gente flagrada com dinheiro na cueca, na calcinha, em contas secretas na Suíça e paraísos fiscais, filmagens mostrando prefeitos, funcionários públicos, médicos, policiais e tantos outros profissionais envolvidos com a corrupção no país. Uma cena constante nos noticiários são pessoas algemadas que vão e que vem, prestando depoimentos, delações premiadas, comparecendo às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que nunca alcançam seus objetivos ou simplesmente sendo levadas para carceragens e presídios.
Temos que nos agarrar à tábua de esperança, que no momento é representada de forma brilhante pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.
Crise em várias instituições e setores
Além disso, nada funciona de forma plena no país. A segurança pública, a Saúde, Educação, Economia, os transportes públicos, o trânsito caótico e o pior dos males em nosso entendimento: a Impunidade.
Como a população é atingida
Em vista deste quadro deplorável a população sente ansiedade, padece, fica endividada, recebe péssimos exemplos vindos de cima, das organizações criminosas que se formaram no país. Isso mesmo: não adianta dizer que a corrupção começa pelo cidadão comum... Começa, sim, a partir dessas quadrilhas instaladas no poder, que envolvem empresários, políticos e gestores, funcionários públicos e profissionais liberais. Tudo movido pela impunidade. Existem leis, mas não são cumpridas ou demoram muito para serem. Há processos que levam 20 anos para serem concluídos e assim os réus escapam da lei.
A população que é consciente está atônita. A parcela que não tem muito conhecimento para entender a gravidade da situação sente no bolso, na perda de empregos e nas maiores dificuldades geradas pela inflação.
Ministérios demais, partido políticos em excesso
Parece piada, mas não é. Uma pergunta: você sabe quantos são os ministérios que formam o governo federal? Se você respondeu afirmativamente parabéns. São 39. E agora quem se atreve a dizer quais são esses ministérios? E o nome dos ministros correspondentes às pastas? Agora a coisa complica muito. Dificilmente uma pessoa normal saberá responder. Talvez com uma consulta ao “Google” este problema estará resolvido. Mas Google? Será que os brasileiros nos rincões mais distantes sabem o que é? E a ele tem acesso? E a mesma pergunta quanto a partidos políticos: quantos são, quais são... Precisaríamos de um programa de computador para saber disso tudo e ainda mais com as alterações que são procedidas constantemente.
Infelizmente o que vemos é que terminando o primeiro trimestre do ano o governo brasileiro ainda não iniciou os trabalhos. Uma conversa infindável de nomeações, nomeações diversas para atender a partidos políticos, troca de cargos e negociações, tudo isso junto a inúmeros escândalos que pipocam de todas as áreas, envolvendo corrupção nos mais variados níveis e locais.
Uma luz no fundo do túnel?
Na realidade existem em andamento diversas operações do Ministério Público e da Polícia Federal, os quais têm trabalhado com afinco nas questões. Um serviço árduo, impedido, dificultado por ingerências políticas, pelas próprias leis e sua quantidade de recursos ocasionando em muitas vezes em sérias dificuldades para condenar os envolvidos.
Temos que nos agarrar à tábua de esperança, que no momento é representada de forma brilhante pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.



Daí para frente você consegue apenas referências de quem já está em fases mais avançadas, mas não quer dizer que seguindo os meus caminhos os resultados serão satisfatórios, bons ou excelentes. A característica principal do Jogo da Vida é não ter uma regra definida para todos os casos. Todos os lances podem ser parecidos, mas não necessariamente iguais. É isso que requer sua atenção, pois com a inexistência de bônus você só tem uma única vida. E se perdê-la será Game Over...
Quando você está em uma fase do jogo que considera mais avançada percebe que já atravessou barreiras que os outros ainda nem sonharam que existem. E tentar explicar aos mais novos é uma difícil tarefa, pois todos acreditam que alternativas mais podem surgir para eles e assim continuam os desafios. Nas fases ainda mais avançadas o jogador fica mais experiente por ter ultrapassado as anteriores com sucesso. Podemos observar o final do jogo e como ele acontece para muitos. Tais observações poderão ser úteis no decorrer das etapas (ou não). Tudo depende de como o jogo foi programado para você e de seu desempenho frente às tarefas solicitadas.