O Clube Líbano
Brasileiro
Com uma excelente
estrutura, bem localizado (sua sede em 1971 ficava na Tibúrcio Cavalcante, na
Aldeota), possuía um palco com boa acústica e altura em relação ao grande salão
de dança. A entrada para os músicos podia ser feita por duas escadas laterais,
praticamente sem vista para o público. Uma iluminação discreta e adequada aos
diversos ambientes favorecia a beleza do ambiente. Muitas mesas e espaços
amplos, que favoreciam a boa circulação dos presentes. À parte ainda a Boate do
Líbano, que ficava ao lado, na mesma área do Clube, e servia para eventos de
menor porte. Os festivais realizados no Líbano tinham um sucesso antecipado e a
procura muito grande. Todo mundo queria ir, participar e danças ao som de muitos
conjuntos bons que por lá passaram.
Fotografia do Blog Fortaleza Nobre.
Fotografia do Blog Fortaleza Nobre.
A presença do
Conjunto Big Brasa no Clube Líbano
Vale recordar o que
era muito bom! Sim, as festas no Clube Líbano, de Fortaleza, Ceará, eram muito
animadas. E foram muitas aquelas em que o Conjunto Big Brasa deixou sua
presença. Para os mais novos, que não conheceram o Clube Líbano e nem o Conjunto
Big Brasa, vai uma pequena síntese do que se passava naquelas noitadas
inesquecíveis.
Antes das
festas
O preparo começava
cedo, com o transporte dos equipamentos do Conjunto Big Brasa para o clube. Eu
chegava sempre mais cedo, ajudava e acompanhava a montagem. Preocupava-me
seriamente com todos os compromissos. Como na época as dificuldades de pessoal
eram maiores, eu mesmo tinha o cuidado de até afinar bem os instrumentos,
deixando-os “no ponto”, como se diz, para que cada um dos nossos músicos apenas
conferisse antes mesmo de iniciar. O posicionamento das caixas de som e
amplificadores, localização dos teclados, da bateria e dos microfones. E a
rápida passagem de som para ver se tudo estava perfeito.
O início dos
bailes
Muitas vezes o
Conjunto Big Brasa, que tinha como uma de suas características a pontualidade,
iniciava a festa com um tema que fosse, sem dúvida, impressionar todos os
presentes. Os pequenos toques de guitarra (poderiam ser alguns riffs, como se
emprega hoje em dia) eram o bastante para agitar a galera. Eu curtia muito dar
uma animada no pessoal, minutos antes, com alguns efeitos de minha guitarra e
usando pedais como o wah-wah. Um detalhe: este tipo de pedal foi inaugurado pelo
Conjunto Big Brasa em uma apresentação no Clube Líbano! Como possuía um som
característico e que as pessoas ainda não estavam acostumadas a ouvir, nós
achávamos muita graça quando víamos pessoas, instintivamente, imitando, com
trejeitos na boa, sem sentir, o som do wah-wah. O “Tema do Aeroporto” era uma das
músicas muito tocadas no período. E a utilização do wah-wah pela guitarra
chamava a atenção pela sonoridade e pelo próprio efeito.
Um tema musical
pesado de muito sucesso
Dia de ensaio no
“QG” do Big Brasa e nosso
amigo e contrabaixista Lucius Maia nos apresentou a música “In
A Gadda da Vida",
da banda Iron Butterfly. De gosto musical muito apurado (rock, jazz, blues) ele
acertou mais uma vez em cheio, como se diz. Após os devidos ensaios a referida
música (link para o Youtube aqui) passou ao repertório do Conjunto Big Brasa. O
tema musical favorecia a uma improvisação intensa, com a utilização das
imagináveis viagens que todos nós fazíamos, durante sua execução. O Lucius Maia
lembrará com toda certeza, assim como os demais integrantes do Big Brasa naquele
período, do impacto que a música fazia ao ser iniciada. Um bom volume, com tudo
bem ensaiado para proporcionar um bom espetáculo.
E assim se passou uma
fase de ouro para todos nós, que fizemos o Conjunto Big Brasa, bem como para
todos aqueles que conosco participaram das festas, que dançaram ao nosso som e
que curtiram muito de um repertório selecionado.
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