PROJETO “FAMÍLIA RIBEIRO DA SILVA” - A importância da família em nossas vidas
Em primeiro lugar destaco uma constatação extremamente óbvia: nossa passagem terrena é rápida demais. E por vezes perdemos muito tempo sem fazer contatos com pessoas de nossa própria família ou com amigos, por motivos diversos. E acho que não deve ser assim. Devemos na medida do possível estreitar as amizades com os familiares, parentes e amigos, especificamente com aqueles de gerações mais novas, para que no mínimo venham a se conhecer. E ter registros históricos sobre tudo o que nos antecedeu.
O Projeto Família Ribeiro da Silva
Há alguns anos iniciei um trabalho intitulado Projeto Família Ribeiro da Silva, com o objetivo de congregar os familiares de todas as gerações e acima de tudo pela dificuldade encontrada pelas distâncias entre nossos familiares. Notei que muitos de meus primos e outros parentes ou amigos, pela distância física ou por outros motivos que a vida atual nos apresenta, não se conheciam! E percebi claramente que a comunicação da atualidade permite isso facilmente, através das redes sociais. Este texto é destinado a explicar e definir meus reais objetivos, dentre eles o de congregar familiares e parentes de gerações mais novas a se conhecerem e assim poder dar continuidade aos laços que nos unem. É o que se chama aproveitar bem a internet e seus recursos.
Homenagem aos nossos entes queridos
O Projeto Família Ribeiro da Silva tem seu planejamento flexível e dinâmico por natureza. Inicialmente decidi homenagear nossos antepassados, entes queridos, que para sempre estarão em nossas lembranças. E iniciamos com fotografias de nosso acervo familiar e também com a colaboração de nossos parentes, enviando fotografias de seus acervos.
Nas primeiras publicações utilizava apenas fotografias de um familiar querido ou de um grupo familiar, com um pequeno comentário, uma síntese sobre a imagem apresentada. A ideia era intitulada como “A cada foto uma história”. Com o passar do tempo efetuei mudanças nos subtítulos do projeto e também comecei a utilizar os recursos de fotografias restauradas e colorizadas. Sem menosprezar os aspectos históricos das imagens antigas isso me trouxe a nítida impressão de mais vida, com as cores e a remoção de manchas e riscos em fotografias presas a álbuns por anos e anos, ou seja: uma preciosa revitalização das imagens. Com a utilização de vários programas específicos consegui bons resultados nas restaurações, logicamente dentro do possível e das condições dos originais utilizados. Há algumas fotografias muito difíceis de serem bem restauradas. Mas no cômputo geral os resultados sempre foram recebidos bem por todos.
O Projeto Família Ribeiro da Silva nas redes sociais
E assim o Projeto Família Ribeiro da Silva começou a marcar presença, inicialmente através de um perfil criado no Facebook em uma conta com o meu nome (João Ribeiro da Silva Neto), a qual por mudanças estruturais dessa plataforma foi mais adiante transformada em uma Página e em um Grupo da Família Ribeiro da Silva, com suas características específicas. Algumas pessoas não entenderam até hoje o porquê dessas mudanças efetuadas pelo Facebook, mas tivemos que nos adaptar. As postagens ficarão sendo feitas na Página da Família e automaticamente no Grupo. No mês de julho de 2022 mais uma mudança no Facebook: as publicações da Página e as do Grupo passaram a não serem mais automáticas.
Bom esclarecer que a abrangência do conteúdo não se restringe apenas à Família Ribeiro da Silva, mas também às famílias de nossos familiares, parentes e amigos. E por questão de espaço no título que é exibido na internet não comportaria todos os sobrenomes, mas que, todavia, ficam sempre explicitados nos subtítulos de cada postagem. A partir daí inúmeras descobertas de parentesco entre as famílias! O Projeto Família Ribeiro da Silva passou a receber dezenas de mensagens de acolhimento, de elogios e também de consultas a respeito de familiares e suas origens.
Para estender mais o alcance das publicações e acompanhar o desenvolvimento das plataformas na internet, criei também um Canal no Youtube e outro no Instagram, com o mesmo título. E assim vieram mais publicações e homenagens aos nossos entes queridos.
O Projeto Família Ribeiro da Silva continua com esses mesmos objetivos anteriormente citados, contando sempre com a participação de todos os nossos familiares, parentes e amigos. A partir de hoje serão postadas lembranças não somente de nossos antepassados, mas também com aqueles que estão conosco nesta existência.
Apresentaremos conforme idealizei também os nossos núcleos familiares e convido aos demais participantes a enviarem seus contatos, com histórias, fotografias individuais ou não, possibilitando a realização de mais esse sonho, de reunir a família virtualmente e manter contatos mais frequentes com todos. Fica aqui a minha disponibilidade através dessa aproximação. Através das mensagens particulares aqueles que acharem por bem poderão se comunicar através de telefone ou do conhecido Whatsapp, como acontece na atualidade com muitos de nós.
Esclareço a todos a importância da colaboração de minha prima e mulher Aliete Lima, que muito me auxilia nos contatos com nossos parentes e também participa efetivamente de todos os nossos grupos pelas redes sociais.
Vale ressaltar que através deste Projeto fiz contatos com pessoas de São José dos Campos, São Paulo, cidade onde nasci e passei minha infância, em Fortaleza e em todo o Brasil com pessoas que conheceram o nosso saudoso Conjunto Musical Big Brasa e na cidade de Balsas, Maranhão, à qual me considero pertencente por ter todas as origens de nossa família em Balsas, cidade hoje homenageada com o Museu Municipal Gilza Magalhães Ribeiro, reinaugurado no dia 21 de julho de 2022 no Casarão de origem da Família Ribeiro da Silva, construído por meu avô João Ribeiro da Silva em 1911, um comerciante pioneiro em vários aspectos e me muito nos honra.
Por João Ribeiro da Silva Neto